PF indicia ministro Juscelino Filho, suspeito de corrupção e organização criminosa

12/06/2024

Repercute a notícia de que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), foi indiciado pela Policia Federal, como suspeito de uso indevido de recursos públicos para a pavimentação de estradas que dão acesso a propriedades de sua família na cidade de Vitorino Freire (MA). Esse pedido foi enviado ao STF a partir de investigações realizadas pelo órgão em julho de 2022.

Em Brasília não se fala de outra coisa e no Maranhão mais ainda. Em nota, o ministro alegou inocência e afirma que essa operação é “política”. Segundo ele, o caso não tem nenhuma relação com sua atuação à frente do Ministério das Comunicações, mas à indicação de emendas parlamentares, quando exercia o cargo de deputado federal. Para ele

“Trata-se de um inquérito que devassou a minha vida e dos meus familiares, sem encontrar nada. A investigação revira fatos antigos e que sequer são de minha responsabilidade enquanto parlamentar. No exercício do cargo como deputado federal, apenas indiquei emendas parlamentares para custear obras. A licitação, realização e fiscalização dessas obras são de responsabilidade do Poder Executivo e dos demais órgãos competentes”, informou, nesta quarta-feira (12).

Será que o indiciamento do ministro vai azedar a relação dele e do União Brasil com o presidente Lula, e o mandatário pode pedir a saída dele do governo? Bom, em janeiro do ano passado, em sua primeira reunião ministerial, Lula disse: “Quem fizer errado, sabe que só tem um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometeu algo grave, a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria justiça”.

O ministro do Superior Tribunal Federal, Flávio Dino, é o relator do processo contra Juscelino Filho. Algumas pessoas estão se perguntando se o magistrado vai se declarar impedido, já que foi colega de Juscelino na Esplanada.  Segundo a CNN, o magistrado teria dito a interlocutores que apesar de serem do Maranhão e terem participado do governo do presidente Lula eles não amigos.

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER