Na manhã de quinta-feira (2), uma notícia deixou a classe jornalística entristecida: a morte da jornalista Glória Maria. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota. O cancer levou Glória.
Durante todo o dia homenagens foram feitas nos jornais da TV Globo, Globonews e também nas redes sociais. O público que não conhecia o trabalho da profissional pode saber um pouco mais sobre aquela que se tornou um ícone no jornalismo brasileiro. O Jornal Nacional fez 50 minutos de homenagems e encerrou com 9 minutos de palmas para a sua ilustre jornalista. Foi lindo!!
Glória foi a primeira repórter preta da TV brasileira, fez viagens a mais de 100 países, foi a única profissional a entrevistar Michael Jackson e ainda ganhou um beijo dele. Ela foi a primeira repórter a aparecer ao vivo no Jornal Nacional, em 1977. Olha, o seu currículo foi, é, e sempre será invejável. Dificil alguém superar.
Todos nós que trabalhamos com o jornalismo, ainda na faculdade, queríamos ser um pouco Glória Maria de ser. Ela era uma referência como profissional nas faculdades de Jornalismo do Brasil.
Idade divulgada - Glória Maria passou a vida inteira sem falar quantos anos tinha. Sempre dizia que isso não mudaria em nada a vida das pessoas. Mas bastou a notícia da sua morte para que fofoqueiros de plantão, sites, perfis de fofoca no Instagram e Twitter, portais de fofoca e até a Folha de São Paulo estamparem no título: “Morre Glória Maria, aos 73 anos”. Glória odiava quando alguém perguntava quantos anos tinha e não queria contar o tempo. Mas a sede de likes e engajamento fez muitos comunicadores e não respeitarem esse desejo dela e revelaram ao mundo a sua idade. Sou a favor da notícia, mas achei esse detalhe bem desnecessário.