Os maranhenses que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 têm até o dia 9 de maio para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor. O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.
E para que ninguém fique fora do pleito, os fóruns e os cartórios eleitorais do Maranhão permanecerão abertos, em regime de plantão, ininterruptamente, inclusive sábado, domingo e feriados.
O Tribunal Regional Eleitoral informa que o eleitor com situação "irregular" é aquele que não compareceu para fazer o recadastramento biométrico obrigatório, bem como o que deixou de votar em 3 eleições consecutivas ou justificar ausência nas urnas. Ressalta-se que cada turno de um pleito representa uma eleição para efeito da contagem.
Transferência do local de votação
Se o eleitor mudou de cidade e precisa alterar o local de votação, o prazo final para essa mudança também é dia 9 de maio. Para tanto, basta comparecer ao cartório eleitoral do município para o qual quer mudar o título, munido de documento oficial com foto e do novo comprovante de residência. Fique atento aos locais de atendimento:
No Fórum Eleitoral o horário de atendimento é:
- 3 a 5 de maio, das 8h às 18h;
- 6 de maio (domingo), das 8h às 12h;
- e 7, 8 e 9 de maio, das 8h às 19h.
Já os demais postos de atendimento são:
* Viva Beira-Mar: segunda a sexta, das 8h às 18h;
* Viva Shopping da Ilha: segunda a quinta, das 10h às 22h; e sábado e domingo das 13h as 19h (sexta não funciona);
* Viva Shopping Passeio: segunda à sexta, das 9h as 16h;
* Shopping Pátio Norte: segunda a sexta, das 10h às 22h;
* Shopping São Luís: 3 a 5 de maio, das 10h às 22h / 6 de maio (domingo, das 14h às 20h/ 7, 8 e 9 de maio, das 10h às 22h.