Cerca de 3.200 idosos com idade acima de 85 anos, registrados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, estão sendo buscados por equipes dos 20 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura de São Luís, para garantir a vacinação contra a Covid-19 para esse público. A busca ativa é uma determinação do prefeito Eduardo Braide e alcança os idosos sem acesso à plataforma #VacinaSãoLuís.
“A missão da assistência social é exatamente chegar a quem dela mais precisa. Estamos em um esforço conjunto para ir à casa de cada idoso, com mais de 85 anos, que está na base do CadÚnico. Nosso objetivo é um só: garantir que eles tenham seu acesso à vacinação”, destacou a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo, que coordena a busca ativa de idosos do Cadastro Único.
A busca ativa está sendo realizada em diversos bairros. Na área do São Francisco, as visitas foram realizadas nas comunidades Buriti, Calhau, Conjunto Basa, Conjunto São Marcos, Ilhinha, Jaracaty, Lagoa da Jansen, Morros, Loteamento Alterosa, Planalto Calhau, Poções, Ponta D’areia, Ponta Do Farol, Portelinha, Renascença I e II, Santa Eulália, Santa Luzia, Sítio Campinas, Vila Jumento, Vila 25 de Maio. Nesse polo, a vacinação dos idosos cadastrados acontecerá durante a manhã e tarde da próxima segunda-feira (8).
Nesse mesmo dia, deve ser concluído o processo iniciado pelos CRAS da Cidade Olímpica, Vila Nova e Turu que abrangem, juntas, 40 comunidades aproximadamente. Todo o processo de busca ativa, a ser realizado pelos demais CRAS espalhados pela cidade, tem previsão de ser finalizado no próximo dia 16 de fevereiro. A vacinação dos idosos com mais de 85 anos acompanhados pela instituição deverá ser concluída até o dia 17.