Durante todo o mês de agosto, estão sendo intensificadas, ainda mais, as ações de orientação e conscientização sobre a importância do aleitamento materno nas unidades de saúde da Prefeitura Municipal de São Luís. Estas ações fazem parte do Agosto Dourado, campanha mundial que incentiva a amamentação.
No Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos - Hospital da Criança, unidade que atende especialmente crianças de 0 a 5 anos, os profissionais da saúde orientaram as mães e distribuíram folders informativos nas enfermarias do hospital. O material aborda assuntos como a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, o uso de bicos, chupetas e mamadeiras; cuidado à criança no primeiro ano de vida; e amamentação exclusiva, com dicas de posição para amamentar e pega da mama, aspectos importantes para a boa amamentação.
A ação no Hospital da Criança foi acompanhada pela pediatra, presidente da Sociedade Maranhense de Pediatria e chefe da UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU), Marynea Vale. "O leite materno é considerado alimento padrão ouro de qualidade. Todos nós devemos estar conscientizados do valor desse aleitamento, ação que contribui para a redução das taxas de mortalidade infantil. Aproveitamos também a campanha para incentivar a doação, que garante que não falte leite materno, especialmente aos bebê da UTI", destaca a médica.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou o trabalho de orientação às mães dos bebês, "Cuidar da criança é o maior gesto de carinho de uma mãe, e amamentar é cuidar. Essa é uma iniciativa que tem o objetivo de sensibilizar as mães e a sociedade e estimular o aleitamento materno, considerando a sua importância para a saúde do bebê", destaca o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que coordena as ações da campanha em São Luís.
O trabalho também alcança os profissionais que atuam nas unidades de saúde. O objetivo é ampliar as informações, possibilitando que todos estejam aptos a orientar as mães acerca da importância da amamentação. "Como atendemos crianças de 0 a 5 anos, trabalhamos o ano todo com esse estímulo, mas em agosto, a proposta é enfatizar esse trabalho dentro do hospital", ressalta a diretora geral do Hospital da Criança, Claudiana Pinheiro.