Nos próximos dias, um episódio excepcional de calor atingirá grande parte do Brasil. As marcas esperadas vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país.
Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil com temperatura atipicamente elevadas, que causará uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades.
Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades.
A MetSul, empresa de Meteorologia com atuação no Brasil e no Cone Sul, o nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro “atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos”.
*Com informação da MetSul