Foi lançado pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) o edital Dança Maranhão, anteriormente nomeado como Dança Aqui, voltado para a arte do movimento. Este ano, além das videodanças de diversos estilos - balé, contemporâneo, danças urbanas, jazz, cultura popular, stiletto, vogue, salão etc. -, o edital receberá propostas de mini documentários sobre a diversidade da dança no Maranhão.
Os vídeos concorrentes devem ter, no máximo, quinze minutos e serão exibidos em uma mostra nas redes sociais do CCVM. Ao todo, 10 propostas serão selecionadas, número que aumentou de 2023 para cá. Cresceu também o valor da premiação, que passa a ser 7 mil reais.
Podem se inscrever artistas maranhenses da dança e, também, do audiovisual, desde que desenvolvam projetos voltados à arte do movimento. Os interessados devem acessar o regulamento disponível no site da instituição. As inscrições estão abertas até o dia 14 de junho.
Segundo Luís Zabel, curador de dança do Centro Cultural Vale Maranhão, o CCCVM quer chegar aos fazedores de cultura que mantêm vivas as danças populares, aos professores que formam bailarinos e bailarinas do estado, aos profissionais que vivem da dança no Maranhão. “Além do registro artístico, abrimos a possibilidade para ver e ouvir quem faz a arte acontecer”, disse.