A Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA), por meio do Provimento nº 30 de 2024, instituiu o projeto Moda Legal e disciplinou sua implementação.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Maranhão e conscientizar as pessoas em relação à poluição do meio ambiente por meio de resíduos têxteis, visando evitar a destinação inadequada e viabilizar a reutilização desses materiais.
O projeto contará com a cooperação técnica de instituições doadoras e receptoras, com a participação de magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), prestadores(as) de serviços, público externo e demais partes interessadas em realizar doações de maneira pontual ou regular.
Então, até o dia 14 de julho, no estande do Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, no Arraial do Ipem, haverá um cesto de coleta que recolherá os resíduos no local.
Em tempo - O Brasil produz 170 mil toneladas de resíduos têxteis, e apenas 20% desse material é reciclado, de acordo com o Sebrae. Cerca de 136 mil toneladas de roupas acabam em lixões e aterros sanitários.
*Com informações da ASCOM