O inicio da Quaresma nas igrejas de São Luís foi de grande significado para os fiéis. Na Catedral da Sé, a missa de Quarta-feira de Cinzas foi marcada pelo recebimento das cinzas e pela apresentação da Campanha da Fraternidade.
O Pároco da Catedral Metropolitana de São Luís, Padre Roney Carvalho, durante a homilia, falou sobre a importância do jejum, oração e caridade e sobre o significado da Quaresma. Muitos ludovicenses participaram da celebração. Ao final da da celebração ele informou sobre a programação da Catedral para o período da Quaresma.
Campanha da Fraternidade 2019
A Campanha da Fraternidade foi lançada oficialmente na manhã de quarta-feira (6), em Brasília, pelo cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.
Criada em 1962, a campanha é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. A Igreja Católica, durante a Campanha da Fraternidade, pretende chamar a atenção dos fiéis para as “ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir políticas públicas”, bem como que sejam assegurados os direitos fundamentais da população, especificamente dos mais pobres.
O Papa Francisco enviou uma mensagem para a campanha no Brasil. “Todas as pessoas e instituições devem se sentir protagonistas das iniciativas e ações que promovam o conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição”, diz a mensagem vinda do Vaticano, que foi lida pelo bispo auxiliar e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, durante a solenidade de lançamento.