Na tarde de sexta-feira (9), uma tragédia aérea deixou 62 pessoas mortas no interior de São Paulo. O avião que saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, caiu em um condomínio residencial em Vinhedo (SP).
A decolagem aconteceu por volta das 11h58 e o pouso aconteceria às 14h. Por volta das 13h30, a aeronave começou a ter problemas e voou em “parafuso chato” caindo em um local residencial de Vinhedo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou ainda na sexta-feira (9) que a aeronave não fez nenhuma comunicação de emergência antes do acidente. "Não houve comunicação por parte da aeronave com órgãos de controle se haveria uma emergência", disse em entrevista coletiva o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno.
Poucos minutos após a tragédia, uma série de vídeos foi postado nas redes sociais e mostravam os mais variados ângulos do acidente, bem como suposições sobre a causa da tragédia. O pior de tudo é que golpistas estavam usando do acidente para pedir dinheiro para “pagar despesas de funeral”.
A remoção dos 62 corpos das vítimas do sinistro aéreo foi realizada durante todo o sábado (10) e encaminhados para o IML da capital de São Paulo. Quanto tempo vai demorar a identificação das vítimas? “Não temos como dar prazo. Se o corpo for identificado por impressão digital, basicamente o processo de identificação é um processo comparativo. A gente tem que ter o mesmo tipo de informação no corpo e uma informação de referência”, disse Carlos Palhares, perito criminal federal e diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC), para o G1.
Salvo pelo erro - Mais 10 pessoas perderam o voo para Guarulhos. Motivo: Erraram a companhia e não entraram no avião acidentado. Uma delas foi o maranhense José Felipe, de Pastos Bons. “Graças a Deus, não aconteceu de nós entrarmos naquele avião", disse ele ao Jornal Hoje. "Moço, me coloca nesse avião, eu tenho que ir', ai o funcionário falou: 'Não tem como, o que eu posso fazer é remarcar sua passagem'", relatou ao repórter. Sorte a dele.