O clima entre os causídicos no Maranhão, na amanhã e tarde desta quinta-feira (18), mas parecia uma final entre o Fla x Flu ou até, exagerado ao máximo, eleição para o governo do Maranhão.
E por que tudo isso? Hoje foi a sabatina com os 12 candidatos mais votados para o Quinto Constitucional da OAB/MA ao cargo de desmbargador para o Tribunal de Justiça do Maranhão. E desta arguição, somente seis vão compor a lista sêxtupla que irá para ser avaliada pelo TJ/MA, que enviará ao governador Carlos Bradão, 3 nomes para escolher quem será o novo desembargador.
Bem que esse tramite poderia ser encurtado e a própria OAB/MA decidisse logo na Sabatina do Quinto Constitucional ao cargo de desembargador quem seria o advogado que a classe queria para ocupar a cadeira de desembargador do TJ/MA.Mas a coisa não funciona assim.
Foram 12 os mais votados pela classe e que participaram da sabatina: Flávio Costa, Ana Brandão, Gabriel Costa, Diego Menezes, Alessandra Belfort, Gustavo Sauaia, Lorena Saboia, Hugo Passos, Josineile Pedroza, Gustavo Villas Boas, Anna Graziella, Josineile Pedroza e Valéria Lauande, que se apresentaram por ordem de sorteio feito previamente,
Sobre a arguição
A sabatina começou com mais de 1h de atraso. Na primeira fase da arguição, cada candidato respondeu a um dos cinco temas, após sorteio e os candidatos tinham até 10 minutos para falar sobre o mesmo. Já na segunda fase, eles tiveram somente dois minutos para responder à pergunta sorteada.
Por várias vezes os presentes foram chamados atenção para que não se pronunciassem com palmas após a apresentação dos candidatos e que ficassem em silêncio.
Assisti toda a sabatina. Uaaaaau! Estava muito boa. Os 12 candidatos falaram sobre suas candidaturas, enalteceram a advocacia maranhense, discorreram sobre a eleição. Alguns estavam nervosos, outros leram as suas respostas, outros foram bem seguros em sua arguição e defenderam a escolha do seu nome para integrar à concorrida lista sêxtupla e falaram que estavam cientes de como esse momento era de grande importância para eles.
Foram mais de 3h de duração de falas dos advogados. Agora, um Conselho formado por 68 pessoas, entre titulares e suplentes, decidirá, através de voto secreto, quem serão os seis a compor a Lista Sêxtupla que vai para o TJ/MA. Detalhe: serão 3 homens e 3 mulheres, sendo um negro ou negra.
O resultado sai ainda no final da tarde desta quinta-feira. Nem imagino como deve estar a expectativa dos 12. Eitaaaaaa!!!