Após 13 anos no poder, Evo Morales renunciou à Presidência da Bolívia, depois de grave crise instaurada no país. Após o anúncio, manifestantes foram às ruas para comemorar a renúncia de Morales.
A renúncia de Morales aconteceu após a OEA (Organização dos Estados Americanos) apontar irregularidades na votação do último dia 20 que deu a reeleição no primeiro turno ao líder esquerdista. Segundo a OEA era estatisticamente improvável que Morales tenha obtido dez pontos percentuais de vantagem na eleição que lhe garantiu mais um mandato. .
"Renuncio a meu cargo de presidente para que (Carlos) Mesa e (Luis Fernando) Camacho não continuem perseguindo dirigentes sociais", disse Morales em discurso transmitido pele TV, referindo-se a líderes opositores que convocaram protestos contra ele desde o dia seguinte às eleições de 20 de outubro e também aos ataques contra pessoas ligadas ao seu governo”, disse Morales em pronunciamento na TV.
A renuncia de Morales repercutiu no Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) comentou a renúncia de Morales em sua conta no Twitter. "Denúncias de fraudes nas eleições culminaram na renúncia do presidente Evo Morales. A lição que fica para nós é a necessidade, em nome da democracia e transparência, contagem de votos que possam ser auditados. O VOTO IMPRESSO é sinal de clareza para o Brasil!", afirmou.
Já o ex-presidente Lula lamentou a saída de Morales do cargo. "Acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro @evoespueblo foi obrigado a renunciar. É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres", escreveu no Twitter.
“A renúncia de Evo Morales é uma chance única p/ renovar a democracia Boliviana. Errou ao tentar se perpetuar no poder. Errou ao não permitir uma saudável alternância no cargo, culminando num pleito fraudado segundo a OEA. Agora é juntar os cacos e cuidar p/ q não haja rupturas”, publicou o apresentador Luciano Huck em sua conta no Twitter.
A ex-deputada Manuela também usou sua conta no microblog para falar sobre a renúncia de Morales. “Golpe de Estado derruba @evoespueblo. Ataques racistas contra os indígenas se sucedem. Organismos internacionais tem obrigação de apurar e denunciar o que está acontecendo”, escreveu.