Saias com temas juninos de Nãna Sá caem no gosto de maranhenses e turistas

05/06/2023

“Eu sempre gostei de fazer as minhas roupas. Comecei a me interessar pela costura aos 10 anos de idade”, diz a costureira e tingideira maranhense, Nãna Sá, que tem se destacado com suas saias com tingimentos naturais a partir de plantas da região, como o urucum.

“E tudo começou com o Tambor da Lua. Eu fui dançar no grupo e lá comecei a fazer as minhas próprias saias”, disse ao Blog Jacieny Dias. Mas foi na pandemia que a costureira montou seu ateliê e começou a divulgar e vender as saias pela internet. Dai surgiu a Nãna Saias. “Antes só fazia saia pra mim, pras amigas. Mas quando veio a pandemia não queria deixar a minha família passar fome e comecei a produzir”.

A coisa deu tão certo que este ano, Nãna Saias criou uma coleção com estampas bem maranhense, como o tambor de crioula, os guarás, a festa do divino, as bandeirinhas e o bumba boi. São peças exclusivas, construídas a partir de suas impressões, bordadas a mão e tem pinturas de autoria de Jonathan Feitosa que desde 2013 é responsável pelas pinturas das peças.

Nãna Saias vende saias para os brasileiros, geralmente do sul e sudeste, mas ela já tem peças também na França, Alemanha e Canadá. Com certeza neste São João, muitas saias com sua marca serão vistas nos arraiais da cidade nestes dois meses de festas juninas.

Quer conhecer o trabalho da costureira? O seu ateliê fica na Rua das Barrocas, 117, no Centro Histórico de São Luís.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER