O Arraial da Maria Aragão foi aberto para os festejos juninos na nossa Ilha Capital. O espaço da cultura maranhense vai até o dia 1º de julho, sempre entre às 18h e 01h. Mais de 200 atrações folclóricas e culturais, locais e nacionais, vão se apresentar na festa organizada pela Prefeitura Municipal de São Luís. Na programação, em média, 10 atrações passarão pelos palcos do Arraial.
Neste sábado (16), o Arraial da Maria Aragão foca também no público infantil. A primeira atração da noite será o tambor e crioula mirim Arte Nova. Em seguida, entram no palco às 19h, o bumba meu boi Soledade, de sotaque costa e mão, que este ano está sendo homenageado no São João de Todos.
A grande atração da noite é a cantora maranhense Flávia Bittencourt que traz como convidados os artistas nordestinos Alceu Valença e Nando Corel. A noite terá também o Boi de Maracanã, batalhão tradicional do sotaque de matraca, e na Arena do Forró, a noite esquenta com o Trio Poeirão e o Grupo 3 do Forró, a partir das 20h.
Já no domingo (17), o Arraial da Maria Aragão abre a programação com o grupo infantil Cacuriá Mirim Rabo de Saia. Em seguida, no mesmo palco se apresentará a dança Coco Pirinã e dança portuguesa Aliança Portuguesa. No palco principal da praça, o show fica por conta a banda Forró do Vinil. Já na Arena o Forró a festa será animada pelo Forró Bom Demais, Raimundinho e Forró Pé no Chão.
O secretário de Cultura do município, Marlon Botão, disse que a determinação da gestão municipal é valorizar a cultura popular. "O Arraial da Maria Aragão é um ponto estratégico de concentração de público, ludovicenses e turistas, que todos os anos saem encantados com o São João daqui", enfatizou.
Além da apresentação de grupos folclóricos, o espaço reúne barracas que comercializam comidas típicas e artesanatos. No local também foi erguido o Centro de Atendimento ao Turista. A secretária de Turismo do município (Setur), Socorro Araújo, considera a temporada como o grande momento da atividade econômica que o Turismo induz. "A promoção que fizemos com o Governo do Estado, divulgando nosso destino e nossa cultura, neste período deve refletir nos resultados", afirma a secretária.