A capital maranhense está entre as novas capitais que passarão a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro. Além de São Luís, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou também o lançamento em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió e Teresina.
O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal.
Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Em São Luís serão instaladas 14 antenas.
Detalhe: para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.
Fonte: Agência Brasil