Comemorando o aniversário de 406 anos de São Luís, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal entregaram, na noite de sexta-feira (07), totalmente restaurada, a Praça Dom Pedro II. A obra teve como destaque a restauração da escultura Mãe d'Água Amazônica, que está de volta à praça após ser restaurada. A revitalização da praça integra um pacote de obras de mais de R$ 50 milhões que estão sendo executadas na área do Centro Histórico.
O ato de entrega da praça contou com as presenças da presidente do Iphan, Katia Bogéa, do prefeito Edivaldo e do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. "A revitalização desta área tão emblemática para a nossa cidade, testemunha de tantos fatos marcantes da nossa história e grande referência do nosso patrimônio arquitetônico é, sem dúvida um grande presente para a população ludovicense. Com a restauração de mais esse espaço visando à melhoria e preservação do nosso Centro Histórico, queremos também estimular o espírito de pertencimento na população, para que ela ame e se aproprie desses espaços", afirmou Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e de secretário municipais.
A presidente do Iphan, Kátia Bogéa enfatizou a grandiosidade da obra para São Luís, "Estamos muito felizes de entregar a Praça Pedro II amplamente restaurada, no aniversario da cidade. É importante ressaltar que esse espaço não se trata de uma praça qualquer, pois, além de ser o primeiro logradouro público criado na capital, é também praça cívica com a presença de algumas das mais importantes instituições do estado ", observou Kátia Bogéa.
O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, pontuou a importância do projeto de recuperação de um dos espaços, destacando ser esta uma obra de grande relevância para os maranhenses, por contribuir para o turismo e história da capital. "Queremos agora que a população nos ajude a preservar esse importante patrimônio, que estamos devolvendo à comunidade com todo o esplendor de ser um dos mais belos cartões-postais da nossa cidade que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade", afirmou Itapary.