A secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duaílibe, entregou o cargo na tarde desta segunda-feira, 24. A médica assumiu a pasta em 2014 em substituição ao administrador César Félix, que ficou no órgão apenas sete meses. Quem assume a SEMUS é o secretário de governo Lula Fylho, considerado um dos homens de confiança do prefeito. A partir desta terça-feira,25, o administrador de empresas é quem responderá pelo órgão. A mudança na equipe foi comunicada pela Secretaria de Comunicação em nota enviada a imprensa.
A baixa na equipe do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) pelo visto já era esperada pelo secretário de Governo, Lula Fylho. Em sua conta no twitter, logo no início da manhã, o secretário publicou: “Essa semana vai ser punk. Deus abençoe e proteja a todos”. Essa declaração dar margens para que conclua-se que ele já estava a par dessa substituição na SEMUS. Agora porque será o pedido de proteção?
Gestão com cobranças
Durante três anos, a médica Helena Duaílibe enfrentou diversos problemas na Secretaria, principalmente com protestos dos profissionais da saúde que trabalham nos Socorrões e também denúncias de falta de atendimento nas unidades de saúde do município. Tentei contato com a ex-secretária para saber o motivo da sua saída, mas o celular dela estava desligado.
A saída da médica já repercute. O presidente da Associação dos Médicos dos Socorrões, Érico Cantanhede, afirmou que Lula Fylho terá que estar “bem assessorado por um técnico que entenda de saúde, pois lhe falta experiência sobre essa delicada e caótica pasta”. Durante toda a gestão de Helena, a AMESS realizou diversos protestos exigindo melhorias nas condições de trabalho nas unidades de saúde. Fotos: Reprodução
Perguntar não ofende: qual o conhecimento técnico que Lula Fylho tem sobre saúde?