Além das mudanças que estão acontecendo na comunicação nacional, em São Luís também teremos mudanças na TV Guará, afiliada da TV Cultura.
A emissora, que recentemente mudou de dono, e está sob a administração do deputado federal Cleber Verde (Republicanos), vai passar por um processo de reestruturação, ou seja, vão enxugar o número de funcionários. É.. cada um sabe onde o calo aperta.
Segundo uma fonte, que pediu para não ser indentificada, “houve uma redução de pelo menos 50% do quadro de colaboradores” e que no momento o clima dentro da emissora é de expectativa de como será daqui pra frente. Fui informada que já estão escolhendo alguns nomes para a nova fase.
E como ficará o Jornalismo? “Debilitado”, segundo essa mesma fonte. Atualmente são 3 equipes que trabalham para levar a informação. Com a mudança, ficou decidido que apenas 1 equipe será mantida no quadro.
Bom, não vejo nada de extraordinário e nem inédito na comunicação local. Atualmente duas emissoras em São Luís trabalham com apenas uma equipe: a TV Alternativa, afiliada da TV Gazeta, e a TV São Luís, afiliada da Rede TV. Estas duas emissoras, há anos, têm trabalhado com apenas uma equipe e assim fazendo o jornalismo com os recursos que dispõem.