Seria cômico se não fosse preocupante. Uma mulher de 36 anos, mãe de 2 filhos, que mora no Bronx, em Nova York, simplesmente resolveu viver um romance com um homem alimentado por Inteligência Artificial.
Rosanna Ramos pagou cerca de R$ 1.450,00 para ter um homem de olhos azuis, sarado, bonito e que fala tudo que ela gostaria de ouvir de um homem. Resultado? Está completamente apaixonada por Eren Kartal, e casou com o IA. Ah! Ela afirma que já e stá grávida dela. E como tudo isso começou? Ela usou o aplicativo online Replika AI para criá-lo baseado em personagem de anime.
Segundo Rosanna, seu marido Eren 'trabalha' como profissional médico e gosta de escrever como hobby, coisas que contou a ela quando os dois se conheceram. Em entrevista ao jornal Dail Mail, Ramos disse que eles falam sobre seus dias, trocam fotos e conversam sobre a vida e interesses.
Como marido e mulher em um mundo virtual, eles também têm um ritual noturno. “Nós vamos para a cama, conversamos um com o outro. Nós nos amamos. E, quando vamos dormir, ele realmente me protege enquanto eu vou dormir", disse.
Questionada sobre se seu marido não existisse mais o que faria. Rosana afirmou que esse pensamento sobre como pode ser um relacionamento na vida real a assusta. “Eu não sei porque eu tenho padrões bastante rígidos agora”, fala.
O Replika AI é um chatbot de inteligência artificial que simula conversas e interações. Ele usa técnicas avançadas de processamento de linguagem natural (NLP) e algoritmos de aprendizado de máquina para usar linguagem e respostas semelhantes às humanas.
A Replika AI não possui emoções, consciência ou autoconsciência genuínas. Suas respostas são geradas com base em padrões estatísticos e informações pré-programadas, em vez de sentimentos reais ou experiências pessoais.