Em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, foi iniciada a primeira transmissão da TV no Brasil. Essa data foi um marco na história da comunicação brasileira. E foi o empresário e jornalista Assis Chateaubriand, fundador da TV Tupi, o grande responsável por esse momento no país.
Chateubriand, dono dos Diários Associados, cadeia de jornais e rádios, foi um dos grandes responsáveis por essa revolução. O empresário importou 200 aparelhos e espalhou as tvs por São Paulo.
O primeiro programa ao vivo, “TV na Taba”, fez milhares de pessoas se aglomerarem em padarias e outros lugares de São Paulo para acompanhar aquele que seria o marco inicial dos 70 anos de história da tv brasileira.
“Boa Noite. Está no ar a televisão do Brasil”. Essa foi a considerada a primeira fala da televisão brasileira e foi dita pela atriz Sonia Maria Dorce.
A TV Tupi só ganhou concorrência dois anos depois, quando a TV Paulista estreou em 1952. A partir de então, o negócio deslanchou: em 1953, estreou a TV Record; em 1955, a TV Rio; Em 1959, a Excelsior; em 1965, a TV Globo; em 1967, a TV Bandeirantes; em 1970, a TV Gazeta; e em 1981, o SBT.
A transmissão ao vivo e a cores chegou na casa dos brasileiros após 20 anos. A primeira tentativa bem-sucedida ocorreu em 19 de fevereiro de 1972, quando os espectadores assistiram a cobertura da Festa da Uva em Caxias do Sul.
Após passar no teste, a TV a cores foi inaugurada oficialmente em 31 de março daquele ano, com um pronunciamento do Ministro das Comunicações.
De 1950 a 2020 muitas histórias foram e são vivenciadas pela televisão brasileira. Foi por ela, que em 20 de junho de 1969, os brasileiros viram o homem chegar a lua, na Apollo 11. Foi por ela que assistiram a Seleção Brasileira ser campeã da Copa do Mundo, em 1970.
Muitos outros momentos importantes foram noticiados pela TV, que desde a sua primeira transmissão até hoje vem fazendo história.
*Com informações do G1