Basta abrir as redes sociais e lá aparecem dezenas de anúncios patrocinados oferecendo produtos com preços de encher os olhos. Com certeza a possibilidade de pagar pouco por um produto de desejo ou serviço tem feito milhares de pessoas caírem em golpes.
E ao que parece os golpistas intensificam as propagandas enganosas nos dois últimos meses do ano. Todos os dias, eu recebo dezenas de vídeos patrocinados que são de fazer a gente comprar na hora para não perder a oportunidade. Mas não compro por impulso.
E é no Instagram que essa propaganda proliferam.
Semana passada vi um vídeo que dizia que o Governo Federal estaria oferecendo junto com a Friboi, kits churrasco, gratuitamente. Hoje, o vídeo é de que em parceria com a Seara o Governo Federal está oferecendo ceia de natal com 90% de desconto e que vai distribuir 25 mil cestas de Natal. Golpe!! Detalhe nesses vídeos estão usando a imagem do jornalista Cesar Trali e sites falsos com a marca do G1 e CNN.
Ah! Mas não é só comida as propagandas golpistas. Tem também uma propaganda patrocinada com a marca da Tok Stok trazendo preços de móveis de fazer a gente comprar na hora. Fiquei até interessada, mas antes fui na loja aqui em São Luís e o vendedor disse o que eu já sabia: “É Golpe!”
Fique de o olho também em uma tal de loja Pruvite que está oferecendo árvore de natal decorada por R$79.99. O site confiável diz que o site dessa "empresa" foi registrado somente há dois meses e que essa loja tem 90% de chance de não ser confiável. Já no Reclame Aqui então: “Comprei uma árvore de Natal com cartão em 3 vezes logo depois recebi mensagem para fazer o pagamento através de pix questionei que já havia pago pelo cartão e nem se quer responderam já estou ciente que não vou receber esse produto mas o pgto já foi feito”, disse uma consumidora. Atenção: Esse mesmo anuncio é oferecido em dezenas de outros sites.
Bom, e lá pelas bandas do Youtube, circula um vídeo de que titulares de cartão de crédito entre 2016 e 2023 têm direito a um resgate de parte dos recursos a serem distribuídos pelos bancos. Segundo um video, um tal de Carlos ensina como os usuários podem ter restituido o dinheiro do cartão de crédito que acaba indo para o governo federal. No video ainda mostra pessoas que conseguiram a tal restituição. O tal Recupera Money vende um treinamento de R$147 onde ensina as pessoas como recuperar o tal dinheiro. "Um passo a passo para você ter dinheiro pro resto da vida", diz. TUDO MENTIRA! “Isso é um golpe! Não há lei ou norma do BC sobre recall de cartões de crédito”, diz mensagem no site do Banco Central.
Então muita atenção!! Os golpes estão ai, e aos milhares. Por isso, antes de sair comprando produtos ou serviços, faça uma pesquisa. Compre só em sites e lojas confiáveis.