Está dando o que falar a palestra que aconteceu na Universidade Federal do Maranhão e foi promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política – GAEP, e que viralizou na noite de quinta-feira (17).
No video polêmico, a cantora e historiadora piauiense Tertuliana Lustosa, que fez uma palestra no seminário "Dissidências de gênero e sexualidades", em determinado momento subiu na mesa e mostrou a raba durante o evento acadêmico. A dança foi acompanhada da “música” que diz: “No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pic*. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o c*”.
O vídeo viralizou nas redes sociais dos maranhenses e não demorou muito para ser pauta em vários portais de notícias no Brasil, nos perfis de fofocas e assunto no X/antigo Twitter. A cantora disse que quem a contratou já sabia como seria a sua palestra e que “existe muito preconceito", pois ela é adepta de uma pedagogia que "liberta".
Questionada sobre a apresentação, a UFMA emitiu uma nota dizendo que a universidade “Por ser um lugar de múltiplas formas de conhecimento, os cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem autonomia para discutir os variados temas que permeiam a nossa sociedade e que se apresentam com base em diversas teorias científicas.”
Perguntas: O que rebolar a raba com canção chula tem de teoria cientifica? Quanto foi que a instituição pagou para essa cena desnecessária e sem nenhua sentido educacional ou profissional?