Unesco chancela Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade

26/07/2024

Os maranhenses estão comemorando mais uma nova conquista. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura nesta sexta-feira (26) pelo comitê da Unesco, em anúncio feito na Índia.  

“Uma grande vitória, que valoriza ainda mais esse paraíso de beleza inigualável. Conquista que vai fortalecer o turismo e gerar mais emprego e renda, exigindo de todos nós um comprometimento ainda maior com a preservação ambiental! É do Maranhão, é do Brasil, é do Mundo!”, disse o governador Carlos Brandão em suas redes sociais.

Com esse título, com certeza os Lençóis Maranhenses ganham agora ainda mais relevância no cenário turístico internacional, destacando a sua importância ambiental e a necessidade de preservação.

O processo de avaliação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses teve início em 2023, quando uma equipe da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) esteve no Maranhão para analisar tecnicamente os atributos do local e detalhar os critérios atendidos pela região para compor a lista como Patrimônio Natural da Humanidade.

“O Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Patrimônio Mundial, aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

São 7 áreas que ostentam o título no Brasil: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO). Com a escolha, o parque se junta a essas áreas que ostentam a chancela no Brasil.

Nota da editora - Bom, o importante agora é que os gestores públicos invistam para bem receber os turistas e também preservar um patrimônio que desperta tantas emoções em que visita.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER