Venezuelanos reelegem o presidente Nicolás Maduro para terceiro mandato

29/07/2024

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela anunciou na madrugada desta segunda-feira o resultado das eleições realizadas no domingo (28). Com 51.2% dos votos, o presidente Nicolás Maduro conquista o terceiro mandato. Com a reeleição, ele ficará no poder até 2030.

Segundo o CNE, com 80% das urnas apuradas, Maduro obteve 5.150.092 votos. Já Edmundo González conquistou 44,2%, cerca de 4.445.978 votos. Após o resultado das eleições, o presidente reeleito Nicolas Maduro afirmou que "o fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará" e que o sistema eleitoral venezuelano sofreu 'ataque hacker massivo' e que  'Já sabemos de que país ele veio'.

Apesar da vitória de Maduro, a oposição contesta. Maria Corina diz que Edmundo Gonzalez foi o vencedor da eleição. “Ganhamos em todos os Estados do país e sabemos o que aconteceu hoje. Cem por cento das atas que o CNE transmitiu nós temos e toda essa informação aponta que Edmundo obteve 70% dos votos", disse aos jornalistas.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, pelo X ( antigo Twitter) afirmou que “o regime de Maduro deve entender que os resultados publicados são difíceis de criar” e que “o Chile não reconheceremos nenhum resultado que não seja verificável”.

O Brasil até a publicação desta matéria, ainda na madrugada, não emitiu nenhum posicionamento sobre a vitória do venezuelano Nicolás Maduro.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER