Você gosta de café? Você gosta de leite? Então você é um racista, afirma startup

20/03/2023

Ao abrir as redes sociais na manhã desta segunda-feira (20) me deparei com a seguinte chamada: “Café é racista? Como beber café perpetua a supremacia branca”. Logo achei que era alguém criando mais uma fic pra viralizar e ganhar notoriedade digital.

Fui atrás e descobri que esse artigo partiu do blogue Afru.com, com foco na produção de moda. Segundo eles, “a AFRU é uma startup liderada por negros e de propriedade majoritariamente negra” e que usa a “moda como ferramenta de mudança”.

Bom, fui ler o tal artigo que já tá dando o que falar por aqui e a única conclusão que cheguei é que eles fazem isso pra chamar atenção e ganhar mídia. Esse texto em especial parece ter sido produzido por alguém que odeia o café e que está precisando urgentemente de um psicólogo para desabafar suas frustrações.

Em um dos trechos do artigo eles escrevem: “Se você tem um amigo branco que bebe café, ele ou ela pode até ter contado a velha piada sobre café que os bebedores brancos de café compartilham: “há três coisas que são necessárias para fazer uma xícara de café, e são eles: primeiro, um negro para torrar o café; segundo, um homem amarelo para moê-lo; e terceiro, um homem branco para beber”. Eu nunca ouvi essa piada na minha vida.

E quando a gente acredita que não dá pra piorar, os produtores do texto jogam: “Infelizmente, o café não é a única bebida racista do mercado. O leite também se tornou racista depois que os supremacistas brancos começaram a usar a bebida branca como símbolo de sua pele. Sim, as raízes racistas na indústria do café são certamente muito mais profundas, mas a brancura do leite e os efeitos devastadores do leite no belo corpo negro o tornam quase tão ruim quanto o café para alguns negros”. Bem aqui, eu pensei: quem são essas pessoas?

Depois de ler isso, e me acabar de rir, pois ao mesmo tempo que lia, eu bebia uma xicara de café (será que sou racista por isso?), fui marocar as demais “notícias” que já publicaram. Chego à conclusão que essa turma que criou esse site passa o dia com a visão de que quanto mais bobagens publicarem, mais ficarão na mídia, então publicam.

E depois de muito explicarem o porquê do café ser um produto racista, o texto pede que as pessoas boicotem a indústria do café.

E ai, já tomou o seu cafezinho de hoje?

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER