Volta às aulas: livros didáticos podem ser reutilizados, ensinam especialistas

23/01/2022

Mais um ano letivo se aproxima e muitos pais já começaram a comprar o material escolar dos filhos. Em grande parte das escolas, a volta às aulas está programada para fevereiro.

E com estimativa de alta de até 30% nos preços do material escolar, uma das alternativas é reaproveitar os itens do ano anterior. Os educadores financeiros sugerem aos pais que reutilizem os materiais que estão conservados e que assim é uma alternativa para economizar.

“Guardando o material do ano anterior, a pessoa vai apenas repondo o necessário. Isso vale, por exemplo, para lápis de cor e canetinhas, priorize a marca. Assim, você pega aquela cor que desapareceu da sobra de anos anteriores. Borrachas de qualidade duram muito”, sugere a educadora financeira Lorelay Lopes.

Outra sugestão da especialista é que os pais “use e abuse dos grupos de pais e mães do WhatsApp. A troca entre os anos faz toda diferença nessa hora. Venda os seus livros nos grupos de alunos que ingressam no ano escolar anterior ao de seu filho e compre dos que estão um ano à frente. Sem vergonha de economizar e cuidar do planeta”.

Já o educador financeiro Roberto de Souza Barbosa tem dicas para que os pais economizem na compra do material escolar e recomenda que estes ensinem educação financeira aos filhos: Fazer uma lista do que é básico; Comprar à vista; Dar prioridade ao que for urgente; Pesquisar em pelo menos três sites na internet  e comprar em conjunto com outros pais.

 

*Com informações da Agência Brasil

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER