Votação movimenta Brasília e atrai atenção dos brasileiros

NACIONAL
02/08/2017

A votação na Câmara dos Deputados ocorrerá por meio de chamada nominal, onde cada deputado deverá responder "sim", "não" ou "abstenção" sobre o parecer aprovado no mês passado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), pela rejeição da denúncia. Para Câmara dos Deputados autorizar o processo contra o presidente Temer é necessário o voto de pelo menos 342 dos 513 deputados.

O presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que dará início à votação se houver ao menos 342 deputados no plenário. Caso não haja número mínimo de deputados no plenário, a votação será adiada indefinidamente até que se alcance o quórum exigido. Maia afirmou que a denúncia contra o presidente será um "assunto resolvido" já na tarde desta quarta (2).

Acusação

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa Temer de corrupção passiva com base em gravações e na delação dos donos do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS. O empresário Joesley Batista gravou uma conversa com o presidente, em março, no Palácio do Jaburu, que gerou a denúncia. O presidente nega ter cometido ilegalidades e sua defesa deve repetir os argumentos apresentados à CCJ de que não há provas e que a denúncia se baseia em ilações dos procuradores.

O presidente Michel Temer se reuniu com vários deputados em busca de votos de parlamentares para derrubar a denúncia de corrupção passiva. Da bancada maranhense,  Temer se encontrou com parlamentares José Reinaldo (PSB-MA), Aluísio Mendes (PODE), Hildo Rocha (PMDB), Junior Marreca (PEN), Juscelino Filho (DEM) e o deputado da oposição Rubens Pereira Junior (PCdoB), que é favorável à denúncia. Nas entrevistas que deu, Michel Temer disse que está confiante de que o resultado será favorável. Em entrevista para o Estadão, o presidente afirmou que seguramente “Quem ganha é o Brasil" com sua vitória na votação na Câmara.

Com informações da Agência Brasil e Estadão

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER